A Escola de Inverno de Paleontologia (ESINPA) é uma iniciativa conjunta entre Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual Paulista (UNESP), que conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Paleontologia.

A ESINPA visa debater temas situados na fronteira do conhecimento em paleontologia, necessários para o desenvolvimento da área no país. Devido à especificidade de temas, muitos desses não são abordados em profundidade nos cursos que têm a paleontologia como disciplina em suas matrizes curriculares. Inclusive, o profissional em paleontologia frequentemente não tem contato direto com algumas dessas temáticas mesmo durante a pós-graduação. 

As primeiras edições do evento, em 2021 e 2022, tiveram por objetivo preencher algumas dessas lacunas, abrindo a possibilidade para que alunos de graduação, com encaminhamento científico na área de paleontologia, além de pós-graduandos iniciantes, tivessem contato com discussões promovidas junto a jovens profissionais altamente gabaritados sobre as tendências e habilidades atualmente requeridas na formação de um paleontólogo. Entretanto, tendo em vista as restrições impostas pela pandemia de COVID 19, a primeira e segunda ESINPA ocorreram de forma totalmente virtual.

Esse ano, a III ESINPA será realizada nas dependências do Clube de Campo Capaúva, Campina do Monte Alegre, SP. A escolha desse município para sediar a primeira edição presencial desse evento se justifica pela importância paleontológica da região como área de interesse para a concretização de um futuro geoparque.

Ainda, concomitantemente ao último dia da escola, será realizado o II Encontro Aberto de Paleontologia de Angatuba (II EAPA); evento que visa congregar cidadãos de Angatuba e cientistas em discussões sobre a preservação patrimonial e educação científica (com foco na paleontologia) da comunidade local.

Esse ano, a ESINPA trará como grandes temas:

1) “Icnologia como ferramenta para interpretação paleoambiental e estratigráfica” – drs. Daniel Sedorko (Museu Nacional) e Bernardo Peixoto (Universidade Estadual Paulista)

2) “Do intemperismo ao fóssil: processos sedimentares e biogeoquímicos da fossilização” – drs. Gabriel Ladeira Osés (Universidade de São Paulo) e Diego Luciano Nascimento (Universidade Estadual de Campinas)

3) “Filogenia e biogeografia em estudos macroevolutivos envolvendo fósseis” – drs. Mariela Cordeiro de Castro (Universidade Federal de Catalão) e Daniel Casali (Universidade de São Paulo)

Neste ano a ESINPA também contemplará professores universitários e/ou pesquisadores institucionalizados que desejem reciclar conhecimentos na área de paleontologia. Um conjunto de dez alunos e dois professores/pesquisadores ficarão em esquema de rodízio com cada dupla de ministrantes, de forma que ao final da primeira semana do curso, todos tenham tido contato com todos os temas. Almeja-se que na segunda semana cada grupo desenvolva um pequeno projeto dentro de uma das temáticas trabalhadas.

Pré-inscrições abertas de 14 a 30 de agosto de 2023.

As inscrições são limitadas a doze (12) participantes, a serem escolhidos pela comissão organizadora com base no currículo e na carta de intenções dos candidatos. A estadia e alimentação dos participantes durante o curso serão custeadas pelo evento e seus apoiadores, mas o translado até Angatuba fica a cargo dos mesmos. Será disponibilizado o transporte da rodoviária de Angatuba até o local do evento.

Sejam bem-vindos e preparem-se para uma nova visão da paleontologia!